Animação
Depois das etapas, chegamos na hora de fazer animação propriamente dita. Só dá pra começar as movimentações dos personagens depois de iniciadas as etapas dos posts anteriores: storyboard, definição dos personagens e dos cenários.
Primeiro, o storyboard vai indicar que ação o personagem está fazendo e em quanto tempo ele faz. Lembrando que o storyboard ainda não tem compromisso com o visual final do filme, tanto dos personagens como dos cenários. É mais pra ir determinando esse ritmo das ações. Esse é o trecho que vamos usar como exemplo:
Aqui vemos que uma menina abre uma porta, dá poucos passos dentro da casa, para e olha na direção do outro personagem que entrou também.
Esse vai ser o movimento dela, mas de modo geral. A animação vai mostrar se ela empurra a porta com força ou devagar, como ela anda, como ela olha, etc.
Precisamos também dos modelos finais do personagem antes de começar, para que todos nossos desenhos sigam ao máximo as formas e proporções dos personagens. Aqui está o modelo final que foi elaborado para esse personagem:
Mas nem sempre o animador tem que esperar tudo mais ficar pronto para começar. Por exemplo, para essa cena poder ser animada, bastou uma definição geral de como era o cenário, onde ficaria a porta, o tamanho dela, etc. O cenário todo pronto estava sendo feito e só entrou depois.
A partir disso começa-se a definir concretamente como serão os movimentos. É quando surgem as poses-chave ou keyframes: são os desenhos mais importantes do personagem atuando, que melhor definem aquele movimento. Todos os outros desenhos seguirão esses. A depender de como é a produção, podem ser determinados pelo diretor do filme, por um diretor de animação ou o próprio animador responsável pela cena.
Esses foram os primeiros desenhos das poses-chave:
Agora já estabelecemos algumas escolhas - como ela anda, quanto tempo dura cada passo, determinamos que ela começa a se virar ainda enquanto anda, etc. Começamos só rascunhando, porque trabalhar em etapas ajuda a evitar erros. A gente vê se a animação está funcionando como um todo, antes de ir colocando mais poses - ainda rascunhando:
Agora já temos mais claras as expressões e os movimentos. Fizemos algumas mudanças nos braços balançando pra ficar mais legal.
E vamos começando a adicionar mais desenhos entre essas poses-chaves (são chamados intervalos). que já existem, sempre dando play e conferindo como está ficando.
Pra terminar, mais uns intervalos , pra deixar o movimento mais fluido, mais acreditável.
Depois disso, a cena segue para finalização, onde vai receber as cores de preenchimento e de sombra, de acordo com os estudos de cores do filme.
E isso tudo só para esse personagem da menina. Ainda nessa cena, o outro personagem também entra pela porta, logo depois dela. Ele foi animado por outro animador, então as vezes pode acontecer de a cena não ficar pronta toda de uma vez. E teve também a animação completa dessa porta abrindo e da luz que entra na sala.